quinta-feira, 12 de julho de 2007

Windows XP sem instalação (roda direto do cd)

Windows XP sem instalação

BENEFÍCIOS
Usar o Windows XP sem a necessidade de tê-lo instalado no disco rígido
NÍVEL DE CONHECIMENTO
intermediário

FERRAMENTA NECESSÁRIA
CD virgem, programa Bart's PE Builder e conversor de arquivo ISO para NGR, se necessário
A comunidade Linux consegue rodar algumas distribuições do pingüim sem instalá-las no disco rígido. Com o Windows é diferente. E carregar o sistema via drive de CD-ROM pode ser muito útil para tarefas específicas como recuperar arquivos de um sistema infectado por vírus ou reparar o computador em caso de pane do sistema operacional.
Como a Microsoft não distribui a versão executável por disco do Windows XP (exceto para sistemas de recuperação ou instalação), é preciso utilizar um software adicional para criá-la. Uma opção é o Bart's PE Builder, um programa de código aberto que, além de criar os arquivos de sistema necessários, também permite acrescentar arquivos ou pastas à escolha do usuário, como antivírus ou recuperador de arquivos apagados. Assim, é possível criar um CD de emergência, backup, reparação etc
Na página oficial dessa ferramenta (www.nu2.nu/pebuilder), você encontrará as últimas versões do programa e terá acesso à documentação complementar.

INDIQUE A ORIGEM DOS ARQUIVOS
O Bart's PE Builder foi criado com o uso do WinPE (Windows Preinstallation Environment), ambiente de instalação criado pela Microsoft, e torna possível a execução do Windows diretamente do CD. O aplicativo não exige instalação. Basta descompactar o arquivo pebuilder3032.zip em um diretório do disco rígido e ele estará preparado para execução. Clique duas vezes no arquivo pebuilder.exe para ter acesso à tela de especificação de origem dos arquivos do Windows XP.
O programa precisa de um caminho que contenha os arquivos de instalação originais do Windows XP para criar a imagem do CD com a versão executável, a partir do CD-ROM do sistema operacional. É necessária uma versão do Windows XP com o Service Pack 1 ou superior.
No quadro Path to Windows Installation Files, clique no botão da direita para especificar um caminho. Feito isso, clique no botão Check para que o programa verifique se todos os arquivos estão reunidos e se pode criar a imagem sem problemas.

ACRESCENTAR DIRETÓRIOS E ARQUIVOS
Na mesma tela, na parte inferior, existe a opção Add Files/Folders From (Custom) Directory. Com ela, você tem a oportunidade de criar discos de Windows XP auto-executáveis para tarefas específicas. Pode, por exemplo, incluir um antivírus e criar CD de emergência para qualquer computador pessoal, software de backup, ferramentas, recuperadores de arquivos etc. As possibilidades são infinitas.
Para acrescentar diretórios ou arquivos na raiz do CD executável do Windows XP, clique no botão situado à direita desta opção – representado por três pontos (…) – e selecione-os na tela que se abrirá. Para criar a imagem do CD, falta apenas clicar em Next e especificar um caminho de destino para o arquivo ISO que o programa gerará.

PREPARAR A IMAGEM
Antes de passar para a gravação do CD, alguns usuários precisam realizar um passo intermediário. O Bart's PE Builder cria um arquivo ISO e imagem de CD, mas esse arquivo não é suportado por todos os pacotes de gravação de CD e DVD. Por isso, pode ser necessário realizar uma conversão. Para algumas versões antigas do Nero Burning Rom, é preciso utilizar algum conversor de ISO para NRG (que é a extensão de arquivos de imagem do programa) como o UltraISO 7.22, da EZB Systems (www.ezbsystems.com/ultraiso).

GRAVAR O CD
Falta apenas gravar a imagem com seu software habitual. Uma vez aberta a ferramenta de gravação, selecione a opção Gravar Imagem e escolha o caminho e o arquivo gerado pelo Bart's PE Builder. O CD criado oferece um ambiente com compatibilidade completa com programas Windows, suporte de rede, interface gráfica (800 por 600 pontos por polegadas) e compatibilidade com sistemas de arquivos FAT, NTFS e CDFS. Tente iniciar qualquer equipamento com ele e você poderá dispor do Windows XP sem a necessidade de fazer sua instalação.
==================================================================
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar."
**********************************************************************************

Um comentário:

ComputerDicas disse...

Gostaria de pudesse descrever o processo de criação do cd, seria interessante.