quarta-feira, 4 de julho de 2007

Japoneses inventam o PC em fatias

Nos micros da série SA800, da MiniPC, os usuários montam a máquina empilhando componentes. A idéia é bacana pela originalidade e porque permite ter em casa um PC supercompacto, mas que pode facilmente receber novos recursos.
A construção dos computadores SA800 é feita de forma modular. A MiniPC vende o que pode ser chamado de unidade básica do micro. Trata-se de um PC supercompacto (19,8 por 19,8 por 8,2 centímetros) com placa-mãe, processador, memória e disco rígido. As opções de chip vão do Celeron M430 até o Core 2 Duo T7200. A quantidade de memória (1 GB) e o HD de 2,5 polegadas com 40 GB de capacidade são sempre os mesmos. Todos os recursos disponíveis na unidade básica do SA800 são nativos da placa-mãe, como vídeo onboard com saídas DVI e S-Video, som 7.1, rede gigabit e portas USB 2.0 e FireWire.
A partir daí, quem quiser novos componentes deve comprar módulos extensores com HD SATA, gravador de DVD, placa gigabit e Wi-Fi. A instalação desses novos recursos é feita retirando a tampa da unidade básica do SA800 e empilhando aí a nova “fatia” representada pelo compartimento de três centímetros de altura que abriga o HD, o drive óptico ou a interface de rede.

Nenhum comentário: