segunda-feira, 7 de maio de 2007

Hackers quebram de vez a proteção ao HD-DVD

SÃO PAULO – O código que abre qualquer disco HD-DVD está em toda a web. A divulgação resultou de uma escaramuça entre usuários do site Digg.com e a MPAA.


A MPAA, associação das indústrias de cinema, vem sofrendo mais um revés em torno dos sistemas de DRM (digital rights management) para proteger os discos HD-DVD. A história é cheia de nuances. Começou com a descoberta de um código universal para desbloquear o HD-DVD, um número hexadecimal.


Antes, para fazer isso, era necessário ter um código específico para cada disco. Agora, identificaram um número hexadecimal que é a chave mestra para desbloquear qualquer disco HD-DVD. Essa chave também pode ser usada em todos os discos e programas para HD-DVD no micro, deixando de lado as proteções.


Na cena seguinte, internautas começaram a publicar nos fóruns do site Digg.com o tal código destravador de todos os HD-DVDs. A MPAA pressionou o site e, em conseqüência, desapareceram mensagens e contas dos usuários que as postaram. A resposta dos usuários veio rapidamente. Eles espalharam o código em milhares de sites. Além disso, há letras de música com o código, animações em Flash, canecas e camisetas. Todos estampam, de alguma forma, o número fatídico.


Basta fazer uma busca com o argumento “HD-DVD code”. Vem uma enxurrada de sites, todos com o hexadecimal 09-f9-11-02-9d-74-e3-5b-d8-41-56-c5-63-56-88-c0. Segundo o Google, há quase 300 mil páginas contendo esse número.


O resultado, até o momento, é que a proteção anticópia dos HD-DVDs foi por água abaixo. Obviamente, os responsáveis podem fazer um extenso trabalho de atualização do firmware dos equipamentos. De todo modo, como já houve tantas quebras, nada garante à MPAA que, mesmo reforçada, a proteção não venha a ser derrubada outra vez.

Nenhum comentário: